sexta-feira, 29 de agosto de 2008

(phd pela usp, autor de 10 livros com 5 milhões de cópias vendidas, o psiquiatra roberto shinyashiki fala sobre o tema que se tornou uma das maiores ambições do res humano...)

onde mora a felicidade?
r: a felicidade é muito mais um estilo, um jeito de ver as coisas do que propriamente acontecimentos da vida. a maior parte das pessoas acha que felicidade é a ausência de problemas. isso é tédio. a felicidade frequentemente está até em grandes problemas bem administrados. a maior parte das pessoas vive para não ser infeliz... para não ter problemas. e o triste da vida não é ser infeliz... é ser medíocre. as pessoas precisam entender que a felicidade é ter a capacidade de viver e criar os acontecimantos da vida.

o brasileiro é um povo feliz?
r: o povo brasileiro é um povo de uma maneira geral, mas está perdendo a felicidade em dois polos: o primeiro não está tendo dinheiro para as necessidades básicas, o segundo, é esse pessoal de sucesso que está adotando o modelo norte-americano de voracidade, de ter o primeiro milhão de dolares... quem adota esse modelo também acaba não sendo feliz. quem está no topo da pirâmide feito louco para conseguir mais, precisa aprender que as coisas que nos dão felicidade de verdade são grátis. o beijo de um filho é gratis, a risada com os amigos é gratis (e se não é grátis, não é amizade), um olhar apaixonado... e a gente está criando uma moeda financeira disso tudo e perdendo a essência dos reslacionamentos. o pai não dá mais um sorriso para o filho, dá um brinquedo, o filho não dá mais uma gargalhada, dá um aparelho de dvd. esse povo que tem dinheiro, mas que está mercantilizando tudo, precisa entender que a felicidade é grátis, e feita de coisas simples. quando eu era médico recém formado, trabalhava num hospital de pacientes terminais. ví muita gente morrendo, e a maior parte das pessoas na hora de morrer estava infeliz com a vida que viveu. e no fim da vida, ninguém se arrepende de não ter feito coisa grande, de não ter aplicado em imóveis ou de não ter tido um apartamento maior. as pessoas se arrependem de coisas simples, como não ter falado "meu pai, obrigada", "mãe, eu te amo"...

o que mais falta na vida??
r: paz... dinheiro você conquista, amor também, mas a paz não é pra ser conquistada é pra ser contactada.

e como encontrar a paz?
r: a primeira coisa a tentender é que todo ser humano tem um lugar dentro de si em que fica em paz. e cada um tem que procurar esse espaço que está em seu interior. as pessoas estão muito vorazes querendo coisas. a solução não é uma transa a mais... um milhão a mais... o melhor é ficar quieto e buscar a paz em si. a paz é a coisa mais sutil que existe para a qual temos que estar atentos.

sucesso é sinônimo de felicidade?
r: cada um de nós precisa definir o que é sucesso para sí mesmo. tenho certeza que para a d. zilda arns, sucesso é a quantidade de crianças que ela salva. para o banqueiro, é a quantidade de dinheiro que ele junta, para o político, a quantidade de votos que consegue. tenho certeza de que d. zilda arns seria infeliz se lhe convidassem para presidir um banco. o mais complicado hoje é que a sociedade praticamente predetermina o que é um homem de sucesso. por exemplo, grandes empresários quando falam de seus filhos: o motivo de orgulho é o filho diretor da empresa, enquanto a vergonha da família é ter um filho enfermeiro, ele talvez tenha um salário menor, mas pode se sentir mais bem-sucedido que o executivo reconhecido. defina o que é o sucesso pra você e não fique se comparando com os outros.

Nenhum comentário: